cover
Tocando Agora:

Jogos Indígenas Pataxó 2025 devem reunir 800 atletas no município Santa Cruz Cabrália

Esporte

Jogos Indígenas Pataxó 2025 devem reunir 800 atletas no município Santa Cruz Cabrália
Jogos Indígenas Pataxó 2025 devem reunir 800 atletas no município Santa Cruz Cabrália (Foto: Reprodução)

A praia de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, será palco dos Jogos Indígenas Pataxó 2025, entre 27 a 30 de abril. Este ano, serão 800 atletas indígenas do povo Pataxó e de outras etnias convidadas para disputarem 10 modalidades de jogos tradicionais dos povos originários. O ritual de abertura, com o acendimento da tocha, acontece às 18h do dia 27.

O evento, que une cultura e esporte, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com o  Movimento Indígena da Bahia (MIBA). O investimento é de quase R$ 250 mil com a finalidade de preservar a tradição dos povos originários por meio de atividades esportivas.

A estimativa é a de que mais de três mil pessoas, entre indígenas de 20 aldeias da região, moradores e turistas assistam aos jogos das modalidades arremesso de tacape, zarabatana, corrida de tora, corrida rústica (Patxiw Mika’way), arco e flecha, cabo de guerra, canoagem e corrida de maraká.

Serão premiados com troféus e medalhas os três primeiros colocados de cada modalidade dos Jogos Indígenas Pataxó 2025. O desempenho vale vaga para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que acontecem em Palmas, no Tocantins, em outubro deste ano. Os esportes indígenas têm crescido na Bahia a cada ano, sendo um dos estados melhor representado por atletas de povos originários.

Resistência - O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, disse que os jogos indígenas têm crescido bastante nos últimos anos. "Nosso objetivo é impulsionar a prática do esporte, mas também resgatar iniciativas ancestrais com modalidades tradicionais a exemplo do arremesso de tacapes, a zarabatana, a corrida de tora, enfim. Os jogos valorizam a cultura e a resistência desse povo na luta pela preservação dos seus direitos e no fortalecimento da sua identidade", disse Vasconcelos.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto lembra da importância do apoio do Governo para manter viva a cultura dos povos originários. “Já apoiamos  os Jogos Indígenas em edições passadas, fortalecendo a sua cultura e o seu esporte. Temos a obrigação de fazer com que valores e tradições tão importantes sigam sendo praticados pelos povos indígenas. Temos o dever de manter viva e presente essa cultura, assim como de outros povos originários”, disse Vicente Neto.

Programação

Dia 27/04 
14h – Chegada das delegações 
16h – Apresentações das delegações
18h – Cerimônia de abertura

Dia 28/04 
08h - Abertura oficial dos jogos
09h - Corrida de Maraká
11h - Zarabatana
12h - Almoço (Mãgutxi)
14h - Apresentação cultural
15h - Arco e flecha
17h - Arremesso de takape
19h - Apresentação cultural

Dia 29/04 
08h -  Apresentação das delegações
09h - Cabo de guerra
10h - Corrida rústica
12h - Almoço (Mãgutxi)
14h - Apresentação cultural
16h - Canoagem
18h - Apresentação cultural

Dia 30/04 
08h - Apresentação das delegações
09h - Luta corporal (Patyu Mywkã'ãy)
11h - Corrida de tora
13h - Almoço (Mãgutxi)
15h - Premiação
17h - Desfile Pataxó
19h – Cerimônia de encerramento
 

Fonte: Ascom/Setre